Conheça abaixo nossas Pastorais e Movimentos
“Em manutenção”
O Apostolado da Oração caracteriza-se em nossa Paróquia de Santo Antônio como o braço local da Rede Mundial de Oração do Papa, apostolado leigo, que brota de nossa condição cristã, pela infinita Graça de nosso Batismo. Nesse sentido fazemos nossa, as angústias, esperanças e a caminhada do Povo de DEUS na história da salvação. Quando rezamos, procuramos fazer de nossa oração uma força espiritual que sustente o esforço dos missionários, a coragem dos mártires e as virtudes heroicas dos bem-aventurados. Estamos em profunda comunhão, no Amor e na Caridade com todos aqueles que sofrem, que precisam de nós e de nossa intercessão junto ao SENHOR JESUS CRISTO. Queremos amar a DEUS sobre todas as coisa e com o mesmo amor e por causa de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, servir e amar nossos irmãos e irmãs e nossa IGREJA, santa e pecadora.
Na paróquia, procuramos ver a catequese como algo que abrange crianças, jovens e adultos. Ela é compreendida como processo a durar idealmente a vida toda, do nascimento à idade outonal da pessoa, a catequese da Paróquia Santo Antônio acolhe crianças, jovens e adultos dentro de seu projeto Casa Amarela.
Com a perspectiva de ampliar sempre o número dos serviços oferecidos, o projeto Casa Amarela disponibiliza atualmente os seguintes programas:
- Pré-Eucaristia, um ano de duração, sábados às 9h, para crianças a partir de 9 anos;
- Eucaristia, um ano de duração, sábados às 9h, para crianças que tenham feito a Pré-Eucaristia;
- Crisma, um ano de duração, domingos às 17h, para todo interessado a partir de 15 anos;
- Oficina de Oração e Vida, encontros semanais por um semestre, para jovens e adultos;
- Cursinho Bíblico, 10 encontros, para jovens e adultos;
- Liturgia da Missa, 10 encontros, para jovens e adultos;
- Curso para Casais, 6 encontros de 2 h.
No tocante ao conteúdo, os programas do projeto Casa Amarela buscam refletir a inspiração franciscana de Santo Antônio, padroeiro da paróquia, e têm na metodologia um forte viés catecumenal. As inscrições para a Primeira Eucaristia e para a Crisma são sempre abertas nos dois primeiros meses do ano e mais informações podem ser obtidas na secretaria da Paróquia.
A Pastoral do dizimo na Paroquia de Santo Antônio é bem atuante: conta atualmente com mais ou menos 200 dizimistas. No final do ano 2019 foi realizado novo cadastramento dos dizimistas, com inclusão de novos e atualização de dados dos já existentes. A cobrança e feita mensalmente no segundo final de semana (sábado e domingo).
A paróquia conta com colaboradores fixos, previamente escolhidos, que ficam em uma mesa no fundo da Igreja neste dia. O pagamento do dizimo pode ser feito também na secretaria da igreja (na av. do Contorno, 6776), em qualquer dia útil no horário comercial. O pagamento pode ser feito em espécie, por PIX (cuja chave é o CNPJ da paróquia (17505249/0043-00) ou por débito em conta Bancaria.
No mês de novembro comemora-se o Mês do Dizimo. São sempre feitas campanhas de esclarecimentos da importância do dízimo e de orações pelos participantes.
Muitos de nós ao ler esse título nos perguntamos: O que é Liturgia das horas? Qual a sua importância? Para que serve? Como se reza? A liturgia das Horas é uma das formas da Igreja viver a Páscoa de Cristo no ritmo diário, semanal e anual do tempo. A essência da Liturgia das Horas é a santificação das horas do dia do cristão através de várias horas canônicas. As orações consistem basicamente de Salmos e Cânticos, da leitura de passagens bíblicas e da elevação de preces a Deus.
Com essa oração, a Igreja procura cumprir o mandato que recebeu de Cristo, de orar incessantemente, louvando a Deus e pedindo-lhe por si e por todos os homens. A oração da manhã é também chamada de louvor matinal, ou Laudes. É nesta hora que se exorta para Beneditos ou cântico de Nossa Senhora. As Vésperas, ou oração da tarde, é a oração que fazemos ao final da tarde de nosso dia. Nesta hora se recita o Magnificat, que é o cântico de Nossa Senhora.
Completas, ou oração da noite, composta por um salmo e o hino de Simeão. Existe também a Hora Média pode ser celebrada às 9h00 (chamada de “Tércia” ou “Terça”), às 12h00 (“Sexta”) e/ou às 15h00 (“Noa” ou “Nona”). Nessa hora, agradece-se pela manhã que está sendo vivida e pelos trabalhos que nela estão sendo realizados (9h00); agradece-se pela manhã que passou e pelo almoço, além de agradecer pela tarde que vai começar (12h00); agradece-se pela tarde que está sendo vivida e pelos trabalhos que nela estão sendo realizados (15h00). Em suma, essa é a essência da Liturgia das Horas que pode e DEVE ser recitada por todos os fiéis.
Quando se recita as orações da Liturgia das Horas, louva-se a Deus na terra, fazendo o louvor que no céu é incessante. Na Liturgia das horas efetiva-se a santidade do homem e presta-se culto a Deus, de tal maneira, que nela se estabelece uma espécie de intercâmbio ou diálogo entre Deus e o homem pelo qual Deus fala a seu povo, e o povo responde com hinos, salmos e orações. As Laudes devem ser rezadas antes da primeira missa; assim torna-se uma oração uníssona.
A Pastoral da Educação é a ação evangelizadora da Igreja no mundo da educação,
comprometida com as instâncias ou instituições de educação formal ou informal,
sistematizada ou ocasional, implementa políticas, processos e práticas educativas.
Ela tem como meta chegar às pessoas, famílias e comunidades que se envolvem com a educação, de acordo com o Documento No. 110, da CNBB, publicado em 2016.
A educação é fundamental para a vida. Ela é “condição básica para o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania, tornando-se, assim, urgência nacional” (Documento 47, Educação, Igreja e Sociedade, CNBB). A Igreja, ao assumir sua missão de educar na Fé Católica, contribui para a superação dos desafios e a melhoria do sistema educativo do país. E assim, a Pastoral da Educação atua com metas e ações de caráter evangelizador no sistema educacional brasileiro.
Na Paróquia Santo Antônio/Contorno, a Pastoral da Educação iniciou suas atividades em fevereiro de 2016, com um grupo de nove educadores, e com apoio do Pároco Padre Gladstone Elias de Sousa. Este grupo foi coordenado por Audineta Alves de Carvalho Castro e secretariado por Necy Maria de Campos Castro. A equipe, numa atitude de escuta e ação, iniciou uma discussão do que fazer e como incentivar a formação dos agentes da Pastoral da Educação.
Traçou ações prioritárias:
- a capacitação do grupo para com a palavra de Jesus Cristo;
- atendimento às escolas da Paróquia, quando solicitado;
- elaboração de materiais para efetivação do trabalho de Proclamar a Palavra;
- participação e colaboração nas ações de outras Pastorais da Paróquia.
O grupo reuniu sempre quinzenalmente no salão Padre Hélio para discutir e encontrar formas de como implementar a formação cristã dos agentes da Pastoral da Educação, nas dimensões da fé, da metodologia definida pelo grupo, da práxis contextualizada e da espiritualidade. Todos os encontros com síntese específica para o arquivo e consulta.
A partir de 2022 o grupo ainda com reuniões quinzenais elaborou o “Projeto Pastoral de Fórum Permanente da Paróquia de Santo Antônio: Formando Cristãos para servir” sob a coordenação de Necy Campos Castro. Foi implantada a organização de grupos de líderes que atuam em setores da Paróquia, atuando em grupos familiares, condomínios, dentre outros, com uma coordenação própria em cada setor. Definiu-se estratégias para manter o norte do trabalho conjunto e a cada ano são revistas e definidas novas ações.
Além disso, no âmbito da Arquidiocese o grupo participa de cursos, encontros e seminários de orientação para operacionalização da Pastoral.
Em 2023, a Pastoral da Educação deu sequência ao trabalho acompanhando e apoiando os setores através da realização de seminários mensais para implementação das ações propostas. O Projeto foi proposto como um Programa Permanente e está sendo implementado em 2024, como PROGRAMA PASTORAL DA EDUCAÇÃO PARA A FÉ.
No ano em curso/2024, propõe-se temas a serem abordados e trabalhados pelos Líderes de Setores: Estudo da Bíblia Sagrada, Páscoa, Pentecostes, Santo Antônio/O Santo dos Necessitados, A Sagrada Família, O Educador e Sua Missão de Educar, Novena de Natal. Para viabilizar os temas várias ações estão sendo implementadas com realização de encontros, reuniões e acompanhamento diário via WhatsApp, que foi criado em 2022, onde participam os componentes da Pastoral da Educação e Líderes dos Setores da Paróquia Santo Antônio/Contorno.
São elas:
- Elaboração do Programa da Pastoral da Educação/2024.
- Organização dos materiais para Encontros/Reuniões/Seminários/Murais.
- Levantamento de temas que irão compor a programação dos seminários de
líderes. - Produção de textos sobre temas do interesse do grupo.
- Realização dos seminários dos líderes durante o ano/2024.
- Elaboração e colocação de cartazes/textos motivacionais no Mural da Pastoral da Educação.
- Participação em outros eventos católicos promovidos e/ou com participação da Arquidiocese durante o ano/2024.
- Participação em outros eventos promovidos pelas outras pastorais, viagens em Santuários de Peregrinação dentre outros.
- Acompanhamento semanal das postagens dos membros da Pastoral da Educação e líderes nos grupos de WhatsApp e respostas às dúvidas e solicitações.
- Elaboração de pequenos folders/volantes com reflexões e sugestões de leituras bíblicas.
- Elaboração dos Relatórios de Monitoramento e Avaliação do Programa.
Em 2024, com as sugestões do novo Pároco, Padre Antônio, foram realizadas adequações do Programa que busca incentivar a fraternidade conscientemente cultivada, traduzida em uma educação para o diálogo, com a descoberta da reciprocidade e o enriquecimento mútuo pautado em valores humanos e sociorreligiosos.
O batismo tem um grande significado espiritual, pois é através dele que a pessoa (criança, jovem ou adulto) passa a ser reconhecida como membro da Igreja de Cristo e assume sua filiação divina (torna-se filha de Deus).
Representa também a libertação do pecado original e o início de uma vida nova em comunhão com Deus e com a comunidade. Até o final de 2024 a Paróquia de Santo Antônio oferecerá a catequese para os pais e padrinhos (mais conhecida como Curso de Batismo) uma vez por mês, na quinta-feira anterior ao segundo domingo do mês, de 19:00 às 20:30 horas. Essa catequese é necessária e obrigatória. A celebração do Batismo ocorre no segundo domingo do mês após a missa das 10 horas, preferencialmente. O curso tem ênfase na liturgia batismal. São abordados os sacramentos, com ênfase no Batismo e nos compromissos dele decorrentes.
Neste momento são comentados os principais gestos, palavras e materiais empregados na liturgia. Procura-se ter sempre foco em Cristo, na Bíblia e no magistério da Igreja. Antes do encerramento e da oração final, abre-se espaço para esclarecimentos e avisos. A celebração do Batismo conta sempre com um membro da equipe de colaboradores da Pastoral do Batismo.
Tem-se feito esforços para aumentar o envolvimento dos presentes. A equipe, de forma constante, revê os conteúdos e metodologia desta preparação tendo em vista as propostas sempre recentes de catequese na Igreja. Para verificar as datas das cerimônias de Batismo e para a inscrição para o curso dos padrinhos procure a secretaria da Paróquia.
Um grupo de senhoras da paróquia que possuem como objetivo a limpeza e organização do presbitério, zelando pela aparência, limpeza e harmonia da casa de Deus.
Elas atendem as necessidades dos sacerdotes que presidem as celebrações religiosas na Igreja. Fazem parte desse grupo desde sua criação Rita Veloso, Edy Garcia de Mello, Cira Edna Amaral, Mércia Calais, Maria Tereza, Leda, Helena e Maria Neide Amaral. São elas que cuidam da limpeza e disponibilidade dos objetos litúrgicos utilizados nas cerimônias religiosas.
O terço dos homens é uma maneira de evangelização dos homens da igreja através da devoção a Nossa Senhora, intercessora de todos nós junto a Deus pelas nossas necessidades. Sua missão é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, levando-os a uma vida ativa na religião e a participar da vida da paróquia. É mais um exemplo de fé e devoção. Estarmos reunidos em oração nos leva a meditar sobre os mistérios da redenção que Cristo nos oferece. Recordamos ao rezar Maria de Nazaré, de seu silêncio acolhedor e da forma como assumiu seu papel na vida do Cristo e da Igreja. O Movimento Terço dos Homens é um dom do Espírito Santo para toda a Igreja, e como tal traz em si sopro de renovação. A origem do movimento no mundo é desconhecida. No exterior, “há notícias de tais grupos ao menos desde 1912”. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de Setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no estado de Sergipe. Na Paróquia de Santo Antônio, o Terço dos homens começou em março de 2012. Em sua primeira reunião estavam sete paroquianos e um seminarista, hoje padre. Já no segundo encontro eram doze paroquianos. Hoje somos mais de 100 homens cadastrados. As reuniões acontecem as segundas-feiras, às 19:30 horas, no salão Padre Hélio, com passagem por dentro da própria Igreja. Somos um grupo aberto e será um prazer receber sempre novos companheiros. Somos um grupo muito unido e pronto para ajudar a paróquia.